Tom Brady, quarterback do New England Patriots, amplamente considerado um dos maiores quarterbacks de todos os tempos, tem uma mensagem para você: beba mais água.

Muito mais água. De fato, se você quiser acompanhar a ingestão de água de Brady, precisará consumir 37 copos de água por dia.

Isso é muita água.

Quanto? Para o contexto, imagine um copo thermos de água. Imagine que você está segurando um galão de água em cada mão. Imagine que você bebe DOIS galões – e depois bebe outro terço de um, apenas por diversão.

Ou, se você já viu um bebedouro para escritório, complete com um reservatório azul de cinco galões montado em cima? Imagine derramar metade disso – e depois beber a outra metade inteira.

De onde isso veio? Em um livro que ele escreveu em 2017, o seis vezes campeão do Superbowl dos Patriots afirmou que ele bebia ‘metade do seu peso corporal em onças [de água] todos os dias, e o dobro dessa quantia ao se exercitar. ”Brady afirma que bebe até 300 onças de água todos os dias quando ele se exercita – são cerca de 2,3 galões.

Agora, isso definitivamente parece estar funcionando para Brady; Eu não tenho nem um único anel do Superbowl, então não posso desafiá-lo em seus resultados.

Mas para o resto de nós, deveríamos estar bebendo tanta água – ou isso poderia nos deixar afogando em problemas de saúde?

O que acontece se eu beber muito pouca água?

A maioria de nós sabe que “não beber água suficiente” = “ruim”.

copo thermos

Quando não bebemos água suficiente, desidratamos (o que significa simplesmente “sem água”). Como nosso corpo tem 60% de água e perdemos água o tempo todo, começamos a ter problemas quando perdemos água sem reabastecer nosso suprimento.

Existem algumas maneiras diferentes pelas quais nossos corpos perdem água, incluindo:

Suando. A água sai dos poros da pele, para nos refrescar, carregando o calor pela evaporação.

Micção. Precisamos de água para transportar resíduos (extraídos da corrente sanguínea pelos rins) para a bexiga e depois para fora do corpo.

Respiração. Precisamos manter nossos pulmões úmidos para que não sequem. Se a umidade do ar estiver abaixo de 100%, parte dessa água evaporará e será perdida quando expiramos.

No geral, perdemos cerca de 2 litros (um pouco mais de meio galão) de água por dia.

Se não tomarmos água suficiente, bebendo ou ingerindo alimentos ricos em água, como frutas e legumes frescos, ficaremos desidratados. A desidratação leva a vários efeitos diferentes, incluindo vômitos e diarréia, fadiga e tontura, confusão, convulsões e uma queda no volume de sangue (o que pode nos colocar em choque e causar risco de vida).

No geral, a desidratação é ruim e devemos tomar água suficiente. Mas e se formos longe demais na outra direção?

O que acontece se eu beber muita água?

Normalmente, beber excesso de água (mais de 2 litros por dia) não causa problemas. Ajuda a equilibrar a perda excessiva de água (como se você estiver fazendo um trabalho árduo e suando muito) e a água extra é simplesmente expelida do corpo por meio da micção.

No entanto, sempre é possível ter uma coisa boa demais – e isso inclui água! Beber muita água leva à superidratação, onde você absorve mais água, mais rápido do que seus rins podem expelir!

Se você sobrecarregar seu corpo com água, sentirá náusea, vômito, confusão e dor de cabeça.

copo thermos

Os problemas reais, no entanto, acontecem quando muita água entra em seu sangue.

Sua corrente sanguínea mantém um delicado equilíbrio de íons, incluindo sódio, potássio, cálcio e outros. Isso é necessário para manter o sangue na mesma densidade que o interior das células, para que haja uma troca aberta entre as células e a corrente sanguínea.

Quando você tem muita água, no entanto, o excesso de água flui da corrente sanguínea para as células, fazendo-as inchar à medida que tentam se igualar. Essa condição é chamada hiponatremia e é caracterizada por baixo nível de sódio no sangue (porque foi diluído).

A hiponatremia pode levar à morte, principalmente se os neurônios forem afetados. Seus músculos têm espaço para inchar se forem inundados com água, mas seu cérebro não. Um cérebro inchado é chamado de edema cerebral e pode causar coma, convulsões ou morte.

A cabra não tem ciência do lado dele

Muita água é ruim e pode até ser fatal – mas aqui está Tom Brady, por aí e aparentemente bebendo QUATRO VEZES tanta água quanto o homem típico exige. Os Patriots correm o risco de perder sua estrela QB por superidratação?

Brady pode estar fazendo exercícios extenuantes o suficiente para suar a maior parte desse excesso de água, mas sua abordagem não é apoiada pela ciência. Existem duas regras sobre “beber muita água” que são frequentemente discutidas – ambas na maior parte bunkum.

A primeira regra sugere que a pessoa média beba oito copos de água por dia. A segunda regra, a que Brady faz alusão, sugere que uma pessoa beba metade do seu peso corporal em onças de água. Um homem de 200 libras, sob essa regra, beberia 100 onças de água.

Embora possam ser bem-intencionadas, essas regras têm três grandes falhas:

Eles não incluem água que está nos alimentos (um pepino é 96% de água) e também não incluem o conteúdo de água que está em outras bebidas, como café ou chá.

copo thermos

Eles não escalam corretamente. Eles podem funcionar para pessoas com pesos mais baixos, mas acabam recomendando quantidades ridículas de água para indivíduos com sobrepeso ou obesidade.

Mais importante ainda, eles não são baseados na ciência! Existem muitos estudos que analisam o nível de ingestão e hidratação de água, mas o consenso geral é que a ingestão de água é variável e personalizada, e não existe uma regra única que funcione para todos os indivíduos.

Há análises científicas maciças e aprofundadas que examinam a ingestão recomendada de água. A conclusão deles:

Apesar de numerosos esforços para definir um estado de euidratação e determinar as necessidades diárias de água de crianças, homens, mulheres e adultos mais velhos, nenhuma pesquisa empírica fornece respostas definitivas e não existe consenso universal.

Os pesquisadores também analisaram a regra “8 copos de água por dia”. Eles afirmam que “Não foram encontrados estudos científicos em apoio a 8 x 8. Em vez disso, pesquisas sobre a ingestão de alimentos e líquidos em milhares de adultos de ambos os sexos, cujas análises foram publicadas em revistas especializadas, sugerem fortemente que quantidades tão grandes não são necessários porque as pessoas pesquisadas eram presumivelmente saudáveis ​​e certamente não estavam abertamente doentes. ” Eles também observam que devem ser incluídas bebidas alcoólicas com cafeína e leves (como café ou cerveja). Eles terminam afirmando que, embora não digam que 8 copos / dia é ruim para todos, não deve ser tomado como uma regra rígida.

Beber água é importante. A pessoa média só pode sobreviver de 3 a 7 dias sem água, dependendo de sua localização, fisiologia e se está ingerindo alimentos ricos em água.

No entanto, como tudo na vida, a hiperidratação pode ser tão ruim quanto a desidratação. Beber pouca água pode ser mortal, mas também pode beber muita água. O melhor conselho é beber água sempre que estiver com sede – e um pouco mais do que isso em cima, visando um pouco mais de 2 litros (meio galão) por dia.

Tom Brady pode beber grandes quantidades de água, mas ele também não é o adulto humano médio, principalmente sedentário. Tomar vários litros de água por dia não o transformará em um quarterback de estrelas – e pode até colocar sua vida em risco.

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